Projetos

Encontros Imaginários
de Hélder Costa

O grupo de teatro A BARRACA criou em Fevereiro de 2011 uma nova forma de intervenção teatral.

Encontros Imaginários, o que é? 
A ideia dos Encontros assenta na demonstração que o confronto de ideias sempre existiu na História da Humanidade. E este ponto é absolutamente essencial na sociedade atual, pois os aspetos ideológicos que sempre dominaram a vida – política, religiosa, económica, cívica, cultural -, estão a ser desprezados e ignorados.

Estas reflexões ajudaram a criar os “ENCONTROS IMAGINÁRIOS, iniciados no dia 7 de Fevereiro de 2011 e que irão festejar o 2º aniversário em Fevereiro de 2013 com 44 espetáculos; de apresentação quinzenal no Bar da Barraca à 2ª feira, 21, 30 – sempre com 3 personagens diferentes e 1 moderador – o que faz o simpático número de serem apresentadas até essa data 132 personagens representativas de toda a atividade humana até aos nossos dias.

É com prazer que informamos que esta ideia está a fazer o seu caminho por outras terras e Países. Em Portugal: Tomar, na Associação “ Canto Firme”, e Guimarães, no Circulo de Arte e Recreio, já se realizaram vários Encontros. Em Lisboa, no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), começou uma nova série de Encontros no dia 30 de Janeiro 2013. Algarve, a Companhia Ao Luar Teatro iniciou em Janeiro de 2013 uma série de 10 Encontros com a parceria da Fnac Algarve Shopping.

Em Espanha, a biblioteca de Chapíneria (Madrid), iniciou a internacionalização deste projeto com uma série de 8 Encontros Imaginários realizados ao ar livre e de transmissão direta pela rádio durante o Verão de 2012. Ainda em Espanha, teatros em Madrid e Barcelona preparam outra series de Encontros.

Na América Latina, em preparação no Brasil e Argentina.

_________________________________________________________________________________

Projeto "Quarto Minguante" 
Queremos contemplar a infância.


"Os Estados Partes reconhecem à criança o direito ao repouso e aos tempos livres, o direito de participar em jogos e atividades recreativas próprias da sua idade e de participar livremente na vida cultural e artística (...) encorajam a organização em seu benefício, de formas adequadas de tempos livres e de igualdades recreativas, art´sticas e culturais em condições de igualdade."
Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança art.º31

O projeto "Quarto Minguante" tem como objectivo principal a Ocupação dos Tempo Livres por parte das crianças da comunidade local. Através de oficinas de desenvolvimento das várias expressões (ora, musical, corporal, dramática e plástica), queremos enriquecer as actividades de tempos livres destas crianças.


A realização das actividades a desenvolver será no período das interrupções escolares, férias de Natal, Carnaval, Páscoa e Verão.
As actividades propostas promovem a valorização da tradição oral, raízes e manifestações culturais das gentes locais.
Estas diferentes formas de expressão assumem um importante papel no desenvolvimento global da criança.

Sem comentários:

Enviar um comentário